aaa

INSTALAÇÕES

INSTALAÇÕES

Desde 2009, altura em que a nossa primeira instalação solar entrou em funcionamento no nosso centro de distribuição da Califórnia, procurámos todas as oportunidades para explorar tecnologias inovadoras e renováveis por forma a reduzir a nossa dependência de combustíveis fósseis. À medida que construímos novas instalações, seguimos práticas sustentáveis de construção para diminuir o uso de energia e água, reduzir os resíduos de construção, incorporar materiais sustentáveis e adicionar fontes de energia renováveis sempre que possível. 

Aqui na Europa, partilhamos a nossa sede da EMEA com outras marcas da família VF. A nossa nova sede europeia demonstra o nosso compromisso com a sustentabilidade, ao mesmo tempo que apresenta várias soluções de construção criativa. O edifício construído em 2013 obteve a certificação LEED Gold. Foi projetado para ser um exemplo inovador de construção sustentável, incorporando recursos de eficiência energética e feito com materiais naturais e reciclados.


CARACTERÍSTICAS DAS SEDES EUROPEIAS

ENERGIAS RENOVÁVEIS

  • 10% da energia necessária é gerada por painéis fotovoltaicos instalados no telhado do edifício. Todos os anos, serão gerados cerca de 135.000 kWh, garantindo uma economia de 60 toneladas de CO2, o equivalente a 400.000 km percorridos de carro. 
  • A nossa necessidade energética restante é coberta pela aquisição de energia a partir de fontes renováveis, tais como centrais hidroelétricas e fotovoltaicas.

DESIGN EFICIENTE

  • A poupança de energia no interior é garantida pela atenção especial prestada à utilização de luz solar e artificial. O sistema Brise Soleil previne o encandeamento e o sobreaquecimento no interior do edificio. Bloqueia os raios do sol no verão, poupando em ar condicionado, e, no inverno, permite que a luz entre no edifício, contribuindo para o aquecimento.
  • Um sistema de ar condicionado eficiente elimina a necessidade de qualquer gás refrigerante e agente químico, todos eles potenciadores de gases de efeito de estufa. A utilização de bombas de calor permite usar equipamentos de ar condicionado 50% mais eficientes do que um sistema refrigerado a ar.

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO INOVADORES

  • Graças às suas propriedades renováveis, escolhemos a madeira como material principal para a nossa nova sede. 40% da madeira utilizada tem certificação ambiental do Forest Stewardship Council e os restantes 60% são provenientes de madeira recuperada.
  • O pavimento é em revestimento cerâmico resistente, proveniente da região vizinha de Emilia Romagna. Para além de ser altamente durável, tem um baixo teor de compostos orgânicos voláteis (COV), uma classe de poluentes químicos, muitas vezes decorrentes do uso de solventes e tintas.

CONSERVAÇÃO DE ÁGUA

  • Instalámos reservatórios especiais com uma capacidade total de 50m3 onde a água da chuva é recolhida e totalmente utilizada nas casas de banho e na rega dos solos.
  • A água potável filtrada é distribuída no interior do edifício através de estações especiais ligadas à rede municipal, eliminando o uso de garrafas de plástico e o seu transporte. Estas estações são igualmente capazes de aquecer a água até 90 graus para bebidas quentes, eliminando completamente o uso de chaleiras elétricas.

RESÍDUOS

  • Todos os pontos de café e áreas de impressão estão equipados para recolha separada de papel, papelão, plástico e lixo comum.
  • Todas as fotocopiadores estão configuradas para imprimir a preto e branco, frente e verso.
  • Possuímos uma equipa de intervenção ambiental que promove o nosso trabalho para desenvolver e impulsionar os nossos esforços na redução do desperdício.